Freguesia de Fornelos
Lugar da Panelada
4820-422 Fornelos/Fafe

Tel. 253 597 631 / Fax.
 
   
 
   
 
 SOBRE A FREGUESIA

Fornelos é uma das  freguesias do “anel” que envolve  a cidade e celebriza-se pelo famoso pão de ló, pelo Solar da Luz e pela Central Hidroeléctrica de Santa Rita. O seu topónimo é diminutivo de fornos, que se designou ao longo dos tempos por Fornel > Fornelis > Fornello > Fornellos > Fornellus > Fornelo e Fornelus.

Documentalmente, esta freguesia foi sempre conhecida como fazendo parte do município de Monte Longo e, mais tarde, Fafe.
Em 1220, nas inquirições afonsinas, aparece designada como “De Sancta Columba” e, em 1258, aparece pela primeira vez Fornelos, “Sancte Columbe de Fornelo”, a que se acrescenta  “de Monte Longo”, em 1320.
No século XVIII, a igreja de Santa Comba de Fornelos era abadia de renúncia, apresentada por três padroeiros seculares: António Lobo de Sousa, Bento da Costa Peixoto e Afonso Peixoto (filho daquele). A freguesia de Santa Comba de Fornelos está ligada à conhecida família Peixoto de Magalhães, grandes proprietários que foram possuidores de duas casas brasonadas ligadas pela história: a Casa de Cima de Vila e a de Quintã da Luz.

A igreja tinha somente uma capela filial que ainda hoje existe, ligada à família Peixoto de Magalhães e Meneses, a de Nossa Senhora da Luz, no lugar de Quintã, construída em 1632.

A casa da Luz é uma das mais nobres e antigas do Minho e seguramente a mais bela e emblemática do Concelho de Fafe. Típica de uma habitação rural, ligada e dependente da terra, foi construída entre os séculos XVII e XVIII, por uma família da mais antiga nobreza e fidalguia, os chamados “fidalgos da Luz". O brasão da Casa da Quintã da Luz foi concedido à família, na pessoa de António Peixoto Telles de Menezes Leite, por El-Rei D. José I, em virtude de serviços prestados à Nação  e como atestado da sua nobreza. É de referir que os Fidalgos da Casa da Luz, descendentes dos reis godos, foram aparentados com reis e rainhas ( D. Manuel, D. Afonso III, D. Leonor Teles, entre outros) e ligados por estreitos laços de parentesco às mais nobres famílias de Portugal.

 
 
DHTML Web Menu by OpenCube